quinta-feira, 2 de setembro de 2010

22 de Setembro: Dia Mundial Sem Carro!



PROGRAMAÇÃO:


- Quarta (22/09): Vídeo-debate com o filme Sociedade do Automóvel
   15hs   -   Bloco 5-O Anfiteatro E (Campus Santa Mônica)


-  Sábado (25/09): Bicicletada
   8hs   -    Concentração na Biblioteca - Sta. Mônica.     
   Na chegada haverá lanche para os participantes - LEVE SUA CANECA!


Sobre o evento:


Todo dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro. A mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional e excessivo dos automóveis em nossa sociedade.

O Dia Mundial Sem Carro é uma forma de promover os benefícios sociais, econômicos e ambientais dos transportes não-motorizados. É também um dia para mostrar como as cidades podem se tornar mais agradáveis para viver quando estão livres de barulho, stress e poluição causados pelos carros.

Mas não queremos só um dia de celebração para depois voltarmos às nossas vidas "normais". Depende de nós, de nossas cidades, e do poder público, criar uma mudança permanente que beneficie pedestres, ciclistas, e todas as outras pessoas que não dirigem um carro!


Automóveis: problemas causados pelo uso massivo

Os malefícios causados pelo uso de automóveis são inúmeros e evidentes: poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas.

Além disso, as viagens de carro degradam a relação dos indivíduos com o espaço público, transformando a rua em um indesejável obstáculo a ser superado no deslocamento de um ponto a outro. Elas também significam um uso desproporcional das ruas, já que a imensa maioria dos carros leva apenas uma pessoa - o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas.




Bicicleta: uma boa alternativa para a melhora do trânsito

A bicicleta é um excelente meio de transporte, sobretudo para pequenas distâncias. Leva seu condutor de porta a porta, permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, tem custo baixíssimo e é minimamente afetada por engarrafamentos.

Porém, a nossa infra-estrutura para o uso da bicicleta como meio de transporte é precária. Há pouquíssimos bicicletários e paraciclos, poucas empresas dispõem de vestiários para incentivar seus funcionários a ir de bicicleta para o trabalho, as ciclovias são quase inexistentes e as que existem são pouco estratégicas. O trânsito é hostil aos ciclistas. 

Para procurar reverter esse quadro, o Movimento Pedala UFU está participando este ano no Dia Mundial Sem Carro, e realizaremos daqui para frente várias atividades juntamente com ONG's e outros grupos locais, fomentando o uso de transportes alternativos e sustentáveis na cidade, assim como a cobrança da criação de uma infra-estrutura adequada para que esses tranportes sejam utilizados de forma eficiente e segura!




Vivencie a cidade de outra forma, redescubra os espaços públicos!!

EM BREVE MAIS NOVIDADES!

2 comentários:

  1. ola pedala ufu! Me chamo Marcelo, curso Geografia na UFU, vi os panfletos sobre o movimento pelo campus. Achei muito bacana a iniciativa, sou ciclista, acredito na causa, e gostaria de contribuir com o possível para o movimento. O ciclismo como modalidade é algo de extremamente importante, por se tratar de diversos temas, entre eles questões ambientais, questões de planejamento urbano e viário, entre outros. A ideologia do carro, algo que ja tratei em meu blog, é algo cruel, e está escrito nas ruas que é algo que n funciona!! mas parabenizo a iniciativa!

    ps: coloquem o gadget de segudidores, para que outros bloggers possam seguir este blog

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcelo! Ficamos muito felizes pelo seu interesse no movimento... estamos muito confiantes que nossas ações e a participação dos estudantes poderão mudar a nossa universidade pra melhor: com mais bikes circulando e menos carros atrapalhando! O movimento está aberto a todos... qualquer ideia que você tiver escreva pra gente e com o apoio de todos, podemos colocar em prática!

    ps: Obrigado pela dica de seguidores, o gadget já está ativo! E não deixe de participar das atividades da semana sem carro e ajudar a divulgar o movimento!

    ResponderExcluir